O primeiro hino nacional do Chile data de meados de 1819, quando Bernardo O'Higgins* encomendou ao poeta chileno-argentino Bernardo de Vera y Pintado a letra do hino que ele desejava para a nova nação. A composição da música ficou por conta de Manuel Robles que estreou oficialmente no dia 20 de Agosto de 1820. Porém, esta versão durou até o ano de 1828, quando Mariano Egaña, constitucionalista chileno e ministro em Londres, decidiu encomendar uma nova música devido às críticas que recebeu. O novo compositor foi o espanhol Ramón Carnicer, que na época estava exilado por sua oposição ao rei da Espanha, Fernando VII.
A música manteve o poema de Bernardo Vera y Pintado e foi estreado em Santiago, no teatro de Arteaga em 23 de Dezembro de 1828, num concerto da Sociedade Filarmônica.
Terminada a luta pela independência e restabelecidas as relações diplomáticas com a Espanha, em 1846 o encarregado de negócios da Espanha no Chile, Salvador Tavira, se opôs a alguns versos de Bernardo de Vera y Pintado por serem injuriosos e hostis à Espanha. Por esse motivo, o governo de Manuel Bulnes Pietro encomendou a substituição das estrofes ao jovem poeta Eusebio Lillo Robes.
* Bernardo O'Higgins foi um militar e estadista chileno, considerado o pai da pátria. Foi uma das figuras militares fundamentais da independência e o primeiro chefe de estado do Chile independente sob o título de Diretor Supremo entre 1817 e 1823, quando renunciou voluntariamente ao cargo para evitar uma guerra civil, exilando-se no Peru até a sua morte.
Veja abaixo a primeira versão do hino chileno na coluna da esquerda e a versão definitiva na coluna da direita:
Como referenciar: "Hino do Chile - Himno de Chile" em Só Espanhol. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 22/04/2025 às 04:26. Disponível na Internet em http://www.soespanhol.com.br/conteudo/Hinos/hinos3.php